CALDO x CBIE

Afinal, quais as diferenças? Vamos começar pelo edital. Acredito que a mais “drástica” de todas é de fato a nota do TOEFL. No CBIE (Canadian Bureau for International Education) a nota exigida é mais baixa, 61. Já no CALDO (Consórcio das Universidades de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa), 86.

Mas… mas… é só isso? Bom, na seleção e tudo que se refere ao edital, sim. Isso implica talvez em uma menor concorrência no CALDO já que elimina todos aqueles entre 61 e 86. Também, as pessoas que ainda não fizeram o TOEFL (e que também não vão saber o resultado até lá provavelmente tentem o CBIE).

A segunda diferença e, provavelmente, a mais importante, são as universidades que cada edital abrange. O CALDO é bem mais restrito, se limitando a apenas 4 universidades (embora sejam 4 boas), sendo que destas, 1 em francês e 3 em inglês. Já o CBIE é como um IIE dos EUA, isto é, abrange diversas opções. Ai vai a lista: Alberta College of Art & Design,  Athabasca University, Bow Valley College, Calgary Board of Education, Edmonton Public Schools, Grant MacEwan University, Lakeland College, Lethbridge College, Medicine Hat College, Mount Royal University, NorQuest College, Northern Alberta Institute of Technology, Red Deer College, Southern Alberta Institute of Technology, The Banff Centre, University of Alberta (top 100 no mundo – CALDO), University of Calgary,University of Lethbridge, British Columbia Institute of Technology, Camosun College, Capilano University, College of New Caledonia, College of the Rockies, Douglas College, Emily Carr University of Art and Design, Kwantlen Polytechnic University, Langara College, North Island College, Okanagan College, Quest University, Royal Roads University, School District No. 42 (Maple Ridge – Pitt Meadows), School District No. 75 (Mission), Selkirk College, Simon Fraser University, Thompson Rivers University, University of the Fraser Valley, University of British Columbia (top 100 no mundo), University of Northern British Columbia, University of Victoria, Vancouver Island University, Assiniboine Community College, Brandon University, Collège Universitaire de Saint-Boniface, Red River College of Applied Arts, Science and Technology, University of Manitoba, University of Winnipeg, College Communautaire du Nouveau-Brunswick, Mount Allison University, New Brunswick Community College, St. Thomas University, Université de Moncton, University of New Brunswick, College of the North Atlantic , Memorial University of Newfoundlan, Acadia University, Cape Breton University, Dalhousie University (top 200 no mundo – CALDO), Mount Saint Vincent University, Nova Scotia Agricultural College, NSCAD University, Nova Scotia Community College, Saint Mary’s University, St. Francis Xavier University, Algoma University, Algonquin College of Applied Arts and Technology, Brock University, Cambrian College, Canadore College, Carleton University, Centennial College, Conestoga College, Confederation College, Conseil des écoles catholiques de langue français du centre-est, Durham College, Fanshawe College, George Brown College, Georgian College, Humber College, La Cité collégiale, Lakehead University, Lambton College, Laurentian University, Limestone District School Board, Loyalist College, McMaster University, Mohawk College of Applied Arts and Technology , Niagara College, Nipissing University, Ontario College of Art and Design University, Queen’s University, Ryerson University, Saint Lawrence College, Saint Paul University, Seneca College of Applied Arts and Technology, Sheridan Institute of Technology and Advanced Learning, St. Clair College, The Michener Institute, Toronto District School Board, Trent University, Tyndale University College & Seminary, University of Guelph, University of Ontario Institute of Technology, University of Ottawa (top 250 no mundo – CALDO)University of Toronto (top 100 no mundo), University of Waterloo, University of Western Ontario, University of Windsor, Wilfrid Laurier University, York University, University of Prince Edward Island, Bishop’s University, Cégep de Saint-Hyacinthe, Cégep Saint-Jean-sur-Richelieu, Collège LaSalle College, Collège Montmorency, Collège Saint-Charles Garnier, Concordia University, École de technologie supérieure, École Polytechnique de Montréal, HEC Montréal, Heritage College, Cégep John Abbott College, Lester B. Pearson School Board, McGill University (top 100 no mundo)Université de Montréal (top 100 no mundo), Université de Sherbrooke, Université du Québec à Montréal, Université du Québec à Trois-Rivières, Université du Québec en Outaouais, Université Laval (top 300 no mundo – CALDO), Saskatchewan Institute of Applied Science and Technology, University of Regina, University of Saskatchewan, Yukon College.

Destaquei na lista acima (enormee) algumas informações que julguei mais importantes. Vemos que as universidades top do Canadá não são as do CALDO, mas as do CALDO estão entre as melhores do mundo, então, ruim não podem ser. Além disso, é importante ressaltar que todas as do CALDO estão no CBIE. E agora? O bom dele é que você tem a certeza que vai para uma faculdade boa, pode não ser a melhor, mas boa é. O mesmo não podemos dizer para o CBIE. Masss para ir para uma top top, só com o CBIE.

Dicas? 

35 comentários sobre “CALDO x CBIE

  1. Oi! Abriu processo CsF agora, e to vendo que vc ja ta ai pelo CALDO. Estou com algumas duvidas,gostaria de um auxilio. Devo primeiro fazer o TOELF para ver minha pontuação e ai so dps escolher entre CALDO/ CIEB ? Tbm achei interessante EUA,mas so tem pelo HBCUs nessa chamada,que não sei se sao boas universidades. Qual universidade você está? e Qual curso? Enfim minha maior preocupação é se ja devo ir fazendo o TOEFL,pois as inscrições vao ate janeiro! Obrg.

    • Se possível, sim, faça o TOEFL e depois decida o edital. O bom é que assim vc também pode analisar suas universidades de interesse de acordo com a sua nota. Algumas universidades tem restrições maiores que os pedidos no edital.

      • Olá, este sou eu 1 ano depois tentando de fato o CsF xD
        Em 2012 não tentei o edital não, to tentando agora o de 2013 pro EUA.
        Naquela época não sabia de nada mesmo =p Como recebo feed ainda desse post, e amanhã é o último dia pra enviar a Application, e seila pq lembrei desse comentario bem antigo, vim postar minha situação aqui XD.

      • Engraçado receber novos posts aqui justo agora rs.
        O mesmo Eduardo ali de 2012, que aplicou pro CsF EUA 2013 e recebeu o aceite ontem =)
        Cornell University (minha segunda opção). Estou bem feliz, e começo o intercâmbio em agosto =D

  2. Ja vi q vc foi pra University Alberta (a mais pica da lista uhauh).
    Como é feita a escolha da universidade? pelo q entendi do edital é feito por eles mesmo a alocação dos alunos, pelo curso e período.

    • No caso do CALDO (meu edital) eles tiveram uma reunião entre os representantes de cada universidade e selecionaram lá baseado no curso, notas (até da faculdade, Ottawa pede 7) e acho que isso foi principal.

      Fora isso, nós mandamos também nossa preferências.

      • Ainda tenho várias duvidas em relação a todo o processo e se vale a pena no meu caso tentar. Se voce estiver disposta a responder,poderiamos trocar emails. Você ja deve ter o meu aqui nos comentários.

  3. Olá,
    Pelo o que eu entendi vc já está ai no Canadá pela CALDO.
    Gostaria de saber qual foi sua nota no exame de proficiência e se é muito difícil pra vc conseguir a bolsa (se precisa ter um ótimo rendimento acadêmico e ter ganhado milhões de prêmios e tal..)
    Enfim, parabenizo pela sua iniciativa e boa vontade de ajudar pobres sonhadores desesperados em fazer um intercâmbio no Canadá como eu!!

    Att

    • Tirei 107 no TOEFL mas tem gente com nota menor, com certeza. Sobre a média na universidade vi gente com 6… 7. Acho que não é nada super complexo de conseguir!

      • Hmm que bom, fico um pouco mais tranquilo… rs
        Ainda tenho algumas (ou seja, muitas) dúvidas a respeito do processo.
        Se vc pudesse entrar em contato com meu email agradeceria muito!!
        eu_val@hotmail.com
        Obrigado msm assim

        Att

  4. Desculpa te encomodar, mas tem como eu fazer o bacharelado inteiro lá ? Ah, e tem como eu entrar sem precisar estar cursando alguma faculdade ? Obrigado ..

  5. Oii! Então, eu fiquei um pouco confusa com o último parágrafo… com a comparação entre o CALDO e o CBIE…
    As universidades que você destacou, e que não estão no CALDO, são as do CBIE?

    Obrigada!!

  6. Onde você achou essa lista de universidades?
    Okaay! Muito obrigada!!
    Eu fiz o TOEFL, porém, nunca estudei em nenhuma escola de inglês (fiz aulas com uma amiga da minha mãe) e tbm não fiz um curso preparatório pro exame… Mas a nota que tirei dá pra eu tentar as universidades do CBIE. (vejo que algumas estão entre as 100 melhores do mundo, é isso mesmo?)
    Obrigada!

  7. Oi Denise,

    Estava no site do CBIE na época do post, não sei se ainda está lá.

    E a universidade que você vai depende do TOEFL pois apesar do edital pedir uma nota mais baixa, a universidade pode pedir uma mais alta.. então tudo depende muito 🙂 Sim, tem muitas universidades muito boas no Canadá

  8. Fiz uns 10 pontos a mais do que o pedido nos editais anteriores… Será que dá pra conseguir alguma coisa?
    (aliás, a faculdade que a gente cursa conta tbm?)

  9. Tudo conta um pouco mas as universidades geralmente possuem pontos de corte para o TOEFL. Mas alguma consegue sim, só pode não ser a melhor do Canadá 🙂 e ser uma mais “simples”

    Depende muito, mas boa sorte!

      • Uma coisa está me incomodando muito esses dias… Qual era a média do seu curso na sua universidade?
        Eu também curso farma, mas estou com muuuita dúvida se minha média ponderada está adequada ao que eles consideram boa…
        E outra coisa, a média que a faculdade vai analisar é a que você está atualmente (por exemplo, minha nota atual é a do 1º e 2º semestres) ou a nota que vc estrá quando for pro intercâmbio (por exemplo, a média dos 1, 2, 3 e 4º semestres)?

        Beijos

      • Denise, por algum motivo não consigo responder seu comentário abaixo diretamente. A média na UNESP para passar é 5 mas a média do meu curso (dos alunos você diz?) eu não sei. A minha média era por volta de 7. Eles analisarão tudo que você mandar na hora da seleção, e o que você mandar tem que ser a versão mais atualizada.

  10. Olá.. Então, reprovei em uma matéria na faculdade, desenho técnico. Porém, meu CR continua alto (8,9), e fiz uma boa no TOEFL (103), além de que eu faço IC. Tenho chances ainda?
    Vlw

Deixe um comentário