Relatório Técnico Final – CNPq

Logo que voltei para o Brasil, recebi o e-mail do CNPq pedindo para preencher o relatório. Me dei uns dias para finalmente olhar… mas não poderia esperar muito. A avaliação é muito importante para que o programa melhore cada vez mais. Eis o e-mail:

Ilmo.(a) Sr.(a)
Bárbara Scoralick Villela

Prezado(a) Senhor(a),

O processo acima mencionado possui vigência até 31/08/2013.

Esperamos que a sua estadia no exterior tenha sido uma excelente oportunidade para sua capacitação e que o seu retorno ao País contribua para o desenvolvimento da sociedade brasileira. As pessoas são o maior capital do nosso País e cidadãos com excelente formação profissional são essenciais para o avanço da sociedade.

Finalizada a sua bolsa de Graduação Sanduíche no Exterior, solicitamos o preenchimento do Relatório Técnico Final disponível na Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br), opção “Relatório Técnico e Prestação de Contas”.

A apresentação deste Relatório é uma exigência legal e imprescindível para encerramento do processo de sua bolsa perante o CNPq e a União.

Além de atender a exigências legais, o preenchimento do formulário do relatório técnico final é estratégico para que o Programa Ciência sem Fronteiras possa gerar os indicadores que irão nortear e orientar as ações futuras deste importante Programa de mobilidade internacional.

O prazo máximo para o envio do seu relatório é de 60 dias após o término de sua bolsa.

Atenciosamente,

Não havia idéia do que esse relatório pedia, então vamos lá. Veja aqui as perguntas para que você possa se preparar (sei lá, vai que você quer se preparar ou está curioso só):

Avaliação do Período de estudos no exterior

1. Você considera que seu período de estudos no exterior foi: a) Curto b) Adequado c) Longo.

2. A Universidade onde você estudou estava entre as suas opções de escolha? a) Sim b) Não c) não tive opção de escolha.

3. Como você avalia a sua adaptação à cultura e à Universidade onde estudou no exterior? a) Péssimo(a) b) Fraco(a) c) Regular d) Bom e) Ótimo(a).

4.Antes de ir ao exterior, quais fatores mais motivaram a sua participação no Programa Ciência sem Fronteiras? (pode escolher mais de uma) a) Melhor qualidade do ensino b) Aumentar a independência e autoconfiança c) Estabelecer uma rede de relacionamentos acadêmicos d) Morar no exterior e) Conhecer outra cultura f) Investir na futura carreira profissional g) Praticar um idioma estrangeiro.

Avaliação da qualidade acadêmica no exterior

1. Qual foi a duração, em meses, das atividades com disciplinas na universidade onde você estudou no exterior? Entendi que aqui é para desconsiderar o período de estágio.

2. Como você avalia a universidade onde você estudou no exterior quanto aos aspectos abaixo? Aqui eles colocam um quadro com as opções péssimo(a), fraco(a), regular, bom e ótimo(a). Devemos avaliar 1) qualidade dos professores, 2) qualidade do curso e 3) material didático, seu aproveitamento no curso.

Comentário: estou sentido falta de um campo em que eu possa colocar comentários.

Avaliação comparativa entre a universidade no exterior e a universidade brasileira

Comparando com a sua universidade brasileira, como você avalia a universidade onde estudou no exterior quanto aos aspectos abaixo? As opções: muito pior, pior, equivalente, melhor, muito melhor. Devemos avaliar 1) infraestrutura da universidade onde você estudou no exterior, 2) método de ensino da universidade onde você estudou no exterior e 3) método de avaliação da universidade onde você estudou no exterior.

Avaliação da qualidade do estágio realizado no exterior

1. Você realizou algum tipo de estágio no exterior? a) Sim b) Não. Caso você opte por sim, abrem mais algumas perguntas.

1.1 O estágio foi em universidade? a) Sim b) Não. Novamente, caso você opte por sim, mais uma pergunta aparece.

1.1.1 Informe a duração, em meses, das atividades com estágio em universidade:

1.2 O estágio foi em empresa? a) Sim b) Não.

1.3 Como você avalia a qualidade de seu estágio quanto aos aspectos abaixo? Opções são péssimo(a), fraco, regular, bom e ótimo. Para avaliar 1) acompanhamento do(s) supervisor(es) e 2) relevância das atividades executadas para sua formação profissional.

Informações e apoio durante o período de estudos no exterior

1. Após sua chegada, a universidade onde você estudou no exterior promoveu: a) Um evento de boas-vindas b) Um programa de orientação c) Uma sessão de informações d) Não promoveu qualquer atividade de orientação.

2. Como você avalia sua estadia no exterior quanto aos aspectos abaixo? Opções são péssimo(a), fraco, regular, bom e ótimo. Para avaliar 1) suporte oferecido pela universidade no exterior, 2) suporte oferecido pelo Programa Ciência sem Fronteiras, 3) Grau de interação com outros alunos da universidade onde você estudou.

Acomodação durante o período de estudos no exterior

1. Você teve dificuldade em encontrar acomodação/alojamento no exterior? a) Sim, b) Não.

2. Como você encontrou acomodação/alojamento? a) Serviço da universidade, b) Instituição parceira internacional do Programa Ciência sem Fronteiras, c) Amigos/família, d) Imobiliárias locais, e) Internet, f) Outros.

3. Qual foi o tipo de acomodação/alojamento encontrado no exterior? a) Acomodação da própria universidade, b) Acomodação em casa de família, c) Apartamento ou casa compartilhada com outros estudantes, d) Acomodação individual, e) Outros.

Intraestrutura durante o período de estudos no exterior

Como você avalia os serviços oferecidos pela universidade onde você estudou no exterior quanto aos aspectos abaixo? Opções são péssimo(a), fraco, regular, bom e ótimo. Para avaliar 1) Acesso a bibliotecas e material didático e 2) Intraestrutura e serviços de Tecnologia da Informação.

Curso de idioma durante o período de estudos no exterior 

1. Você realizou curso de idioma durante sua estadia no exterior?  a) Sim, b) Não. Não sei como fica para as pessoas que fizeram curso de idioma como parte da grade e não aquele curso obrigatório para alguns.

Custos durante o período de estudos no exterior

1. Qual foi a sua média de gastos mensais durante a estadia no exterior (valor na moeda local)? Nisso, não considerei nenhum passeio pois não entra como custo de “vida” mas não sei se é assim.

2. Você considera que o apoio financeiro (mensalidades e auxílios) foi suficiente para a sua manutenção durante a sua estadia no exterior? a) Sim, b) Não.

3. Você teve alguma outra fonte de financiamento além da bolsa?a) Sim, b) Não.

4. Você teve que pagar algum tipo de taxa à universidade no exterior que não foi ressarcida pelo Programa Ciência sem Fronteiras? a) Sim, b) Não.

Avaliação geral do período de estudos no exterior

1. Como você avalia seu período de estudos no exterior quanto aos aspectos abaixo? Opções são péssimo(a), fraco, regular, bom e ótimo. Para avaliar 1) Resultados acadêmicos, 2) Resultados pessoais, 3) Habilidade intelectuais, 4) Habilidade lingüísticas, 5) Autoconfiança e 6) Independência.

2. Você considera que seu período de estudos no exterior ajudará na sua carreira profissional? a) Sim, b) Não.

3. Quais aspectos do período de estudos você particularmente mais apreciou (escolha até três)? 1) Melhor qualidade do ensino, 2) Conhecer outra cultura, 3) Morar no exterior, 4) Praticar um idioma estrangeiro, 5) Investir na futura carreira profissional, 6) Aumentar a independência e autoconfiança e 7) Estabelecer uma rede de relacionamentos acadêmicos.

4. Qual sua avaliação geral sobre o período de estudos no exterior? a) Péssimo(a), b) Fraco, c) Regular, d) Bom, e) Ótimo.

5. Você teve algum problema grave durante o período de estudos no exterior? a) Sim, b) Não.

6. Você estaria disposto a ajudar outros estudantes com sua experiência no exterior? a) Sim, b) Não.

7. Qual recomendações você daria a outros estudantes interessados em participar do Programa Ciência sem Fronteiras? Até 2000 caracteres.

8. Quais são suas sugestões para o aprimoramento do Programa Ciência sem Fronteiras? Até 2000 caracteres.

No final, eles pedem para anexar os seguintes arquivos:

  1. Comprovante de embarque de retorno ao Brasil.
  2. Histórico escolar com as disciplinas cursadas no exterior.
  3. Resumo das suas atividades de estágio no exterior.
  4. Foto pessoal para divulgação de estágio no exterior (eles te perguntam se você quer disponibilizar).
Anúncios

5 comentários sobre “Relatório Técnico Final – CNPq

  1. Eu enrolei muito para preencher esse relatório! Não é tão ruim, mas antes pensava que iam ser mais questões subjetivas, como escrever textos sobre a minha experiência. Achei muito bom da forma com que foi feito.
    Acho, ainda, que o preenchimento do relatório é um desses ritos de passagem. Lembro que enquanto eu lia as perguntas, um filme passava na minha cabeça sobre cada ítem. Como foi achar acomodação, como eu fiquei impressionada com a estrutura da universidade, etc. Preencher o relatório foi, para mim, um fechamento para tudo isso, e vai ver foi por isso mesmo que demorei tanto a fazer.

  2. Olá bárbara sou bolsista cnpq no edital que ta rolando agora, uma dúvida que provavelmente voce possa responder.. Após a entrega do relatório, o cnpq te contacta novamente pra dizer que está tudo ok, ou é só isso você entregar e ficar “livre”, dizendo dessa maneira. Brigadao.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s