Novos Editais CsF – Mudanças

Estão havendo muitas discussões sobre as novas regras dos novos editais do Ciência sem Fronteiras. As principais mudanças/coisas importantes, que eu percebi, foram:

  • Japão: É a primeira vez que o Japão participa do programa É o segundo edital para o Japão e não, eles não exigem japonês. O edital pede inglês (79 no TOEFL) e dá a oportunidade do estudante participar de um curso de japonês (“estágio linguístico”). Link para o edital.
  • Alemanha (DAAD): É o terceiro edital para o país e agora a exigência é B2 (OnDaf) mas os que obtiverem A1 podem ganhar um curso intensivo de língua alemã na Alemanha por até 6 meses. O edital anterior dava a oportunidade para alunos que conseguiam A2 de usufruir de um curso de alemão por 3 meses. Link para o edital.
  • Canadá (ACCC): Não é o mesmo parceiro que o meu edital, é o primeiro parceiro, do primeiro edital. Esse edital é para “alunos regularmente matriculados em curso de graduação tecnológica ou engenharias das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (IF) ou de Universidades ou Faculdades de Tecnologia (FATEC)” (requesito parecido com o do primeiro edital para o Canadá). Agora pedem 50 pontos no TOEFL e no primeiro edital pediam 70 pontos; ou 35 pontos no teste aplicado pela Aliança Francesa sendo que no primeiro edital pediam 70. Link para o edital.
  • EUA (Fulbright/Nova/HBCUs): É o terceiro edital com este parceiro e agora também é dedicado aos alunos de cursos tecnológicos (mesmo texto do edital do Canadá neste quesito). Uma das grandes mudanças é a existência de quatro grupos (A, B, B1, B2) baseados no  período do início da bolsa e o nível de proficiência. Grupo A: obtiveram a nota mínima para ingresso direto no curso de graduação (79 no TOEFL), permanecerão nos EUA de janeiro a dezembro de 2014. Grupo B: obrigatoriamente obtiveram a nota mínima para ingresso direto no curso de graduação, permanecerão nos EUA de agosto/setembro de 2014 a junho/julho de 2015. Grupo B1: treinamento de inglês de oito semanas, no período de julho e agosto de 2014, exclusivamente para os candidatos que obtiveram nota no TOEFL-ITP entre 500 e 549. Grupo B2: treinamento de inglês de seis meses, no período de março a agosto de 2014, para os candidatos que obtiveram nota no TOEFL-ITP entre 437 e 499. E o adendo: A permanência do bolsista nos EUA de setembro de 2014 a junho/julho de 2015 ficará condicionada a aprovação em novo teste a ser ministrado ao final do curso de inglês. Caso não obtenha a nota mínima, estabelecida pela universidade dos EUA selecionada para dar continuidade ao curso de graduação, o bolsista poderá continuar com o curso de inglês, concomitantemente ao curso de graduação que terá carga horária reduzida. Link para o edital.
  • Hungria: É o segundo edital para o país. O edital atual pede 59 pontos no TOEFL ou 41 pontos para aqueles que realizarão o curso de inglês. Aparentemente, antes não existia a opção de curso de inglês. De acordo com o Allen, também existia curso de inglês antes então não mudou muita coisa para este edital (fora do ENEM etc). Link para o edital.

Mudanças gerais e importantes:

IV. Ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009. Sim, isso inclui o ENEM de 2009. E aparentemente é obrigatório sendo pré-requisito agora, não critério para desempate. As inscrições do ENEM vão até 27/05/2013. Link para inscrição no ENEM.

VII. Não ter usufruído de bolsa de graduação sanduíche no exterior, financiada no todo ou em parte, pela CAPES ou pelo CNPq4.5 Não será aprovada candidatura de estudante anteriormente aprovado em Chamada Pública de mesma modalidade, do Programa CsF ou de outros programas da CAPES e do CNPq. Muita gente tinha a idéia de participar do CsF inúmeras vezes mas não, não pode. Acredito que alguém deve ter tentado fazer isso (ou eles previam que isso ia acontecer) e cortaram o mal pela raíz já. O que o texto dá a entender também é que se você foi aprovado em alguma chamada (tendo participado do programa depois ou não) não pode ser aprovado novamente.

Ps: Li os editais por cima então deve ter coisa que passou batida. Deixem comentários caso percebam alguma outra mudança importante.

Ps2: Obrigada aos que estão colaborando para deixar o post mais completo.

Anúncios

10 comentários sobre “Novos Editais CsF – Mudanças

  1. Então, para cursos da Industria Criativa, essa chamada não vale nada? (visto que EUA e Canada estao chamando só engenharias e cursos técnicos…) ???

    • Mariana,

      Não sei como está a situação da Indústria Criativa depois que houve aquele problema com os cursos que foram excluídos. Mas sim, os editais para o Canadá e EUA agora são só para os cursos tecnológicos mas novos editais ainda vão abrir pelo o que eu vi.

  2. Olá, você pode me informar se no Canadá eles estão chamando alunos que estão cursando o ensino superior em nutrição? Pois só vi que há restrições para candidatos da áreas de biologia, ciências biomédicas e da saúde. E irá abrir outros editais? Você saberia me dizer se é verdade que a partir do ano que vem o ciências sem fronteiras só irá chamar alunos da engenharia?? ouvi dizer isso 😦 obrigada pela atenção.

    • Olá Rayane,

      O edital de agora acredito que seja só para alunos das áreas tecnológicas mas deve abrir o novo edital em breve.

      Não acredito que essa história de só chamar alunos de engenharia seja verdade não.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s