Preocupações de um bolsista…

Depois de conseguir finalmente uma bolsa para o programa Ciência sem Fronteiras, ou pelo menos eu acho que consegui (só vou acreditar mesmo com o dinheiro no banco e minhas malas no avião), vem todas as outras preocupações. Todas as outras coisa que precisamos saber e fazer e decidir mas que não era possível antes de ter uma resposta definitiva do CNPq. Quer dizer, ainda falta a carta (e o dinheiro), mas acho que agora já podemos relaxar ligeiramente e acreditar que tudo vai dar certo.

Felizmente a situação de quem vai para uAlberta Augustana está consideravelmente favorável. Fato um é com a bolsa nós conseguimosviver, e isso já é um grande passo. Vejo outras pessoas com problemas como: onde morar já que o alojamento está cheio, como pagar já que o valor de housing + meal plan excede o valor da bolsa, como pagar já que o pagamento é semestral ou anual, etc etc. Consegui entrar em contato com o pessoal responsável pela finanças em Augustana e me falaram com a maior tranquilidade que é possível passar o pagamento para mensal (\o/) caso eu não consiga que o CNPq pague. No nosso caso o valor total fica CAN$750 (CAN$6008 é o valor para 8 meses em uma acomodação tipo essa data foto, ainda não sabemos se vamos ficar neste tipo de quarto) o que é a primeiro momento parece muito mas para a realidade das universidades canadenses, é ótimo. Em algumas universidades esse valor mensal passa de CAN$1.200. Ou seja, no way. Na pior das hipóteses teremos CAN$234 por mês para gastos extras. Caso seja possível o esquema com o CNPq (torce!) teremos CAN$340 ou CAN$320(ainda não sabemos qual valor é o correto). De qualquer forma, é lucro! Com o dinheiro que “sobrar” temos ainda que pagar a internet (varia de CAN$24 – 41 por mês), alimentação fora do meal plan (pode acontecer uma vez ou outra), livros (caso o auxílio instalação não cubra tudo), etc etc. Sem contar no estresse de esperar a bolsa para pagar o aluguel/não sei como chamar todo mês uma vez que: “Non-payment of fees on due dates may result in termination of residence and food service privileges.”

Isso fica como dica para todos vocês que ainda vão tentar o CsF, escolham bem suas universidades (caso possam escolher). Todas ou pelo menos a maioria tem este tipo de informação como acomodações e preços e seus sites. Claro, não escolha apenas baseado no preço mas pense: eu tenho condições para morar ai? Não adianta escolher a melhor universidade do universo e não ter como morar lá. Caso o preço de housing + meal plan seja muito absurdo, ainda existe a opção de morar off-campus. Pesquise nos sites e tente analisar mais ou menos o preço das acomodações, utilities (água, luz etc), comida, transporte e veja se, neste caso, sua ida fica viável. Não conte que o CNPq/CAPES vai pagar tudo para você pois isso não é verdade (ou pode não ser verdade). Estamos tentando pedir para que eles paguem estas taxas para nós e diminuam a bolsa, mas ainda não sabemos se tudo ocorrerá conforme o planejado.

Anúncios

3 comentários sobre “Preocupações de um bolsista…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s