DC DC DC DC

Já fui para Washington DC quando era pequena mas muito rápido, vou voltar agora com novos olhos. E mais tempo. Vou chegar pelo Dulles International Airport que fica a 40kM do centro da cidade. Existem opções de taxi e ônibus para sair do aeroporto mas só vou ver isso com calma no futuro próximo.

O pouco que eu me lembro da cidade é que tudo é bem ali no miolinho, não precisa de muito tempo para conhecer obásico, as coisas de turista. Pelo o que andei vendo na internet, de fato é bem simples. A cidade é dividida em:

nordestenoroestesudestesudoeste

sendo que o Capitólio fica exatamente no centro *(foto ao lado). Para essa que essa divisão ocorra existem 4 ruas:

North CapitolEast CapitolSouth CapitolNational Mall.

Até agora parece bem fácil e intuitivo, depois confirmo! As ruas que vão de norte a sul são numeradas e as de leste a oeste recebem letras. As avenidas que ficam nas diagonais recebem os nomes dos estados. Existe a opção de andar a pé, metrô e ainda ônibus.

Vamos falar um pouco dos bairros de DC (fonte), quem sabe essa seja uma informação importante para o futuro. 

  • Adams-Morgan: Vibrante, moderno e multi-racial. Cheio de boutiques (!!), clubes e restaurantes. Cheio de murais coloridos na rua. Lá fica o Centro de Artes do Distrito de Columbia e uma feira ao ar livre (sábado). 
  • Anacostia: Área de estabelecimento dos negros libertados após a guerra. Lá fica o Centro Histórico Nacional Frederick Douglass e o Museu Anacostia
  • Brookland: Área residencial, nordeste. Lá fica o Santuário Nacional da Imaculada Conceição, a Ordem dos Franciscanos e a Universidade Católica da América. Não é preciso nem ter ido lá para chutar que é um bairro bem católico. 
  • Capitol Hill: Muitas atrações fica neste bairro como o Capitólio, o edifício da Suprema Corte, a Biblioteca do Congresso, a Biblioteca Folger Shakespeare, o Museu Postal Nacional, o Terminal Union, o Jardim Botânico dos Estados Unidos, o Mercado Eastern, etc. 
  • Centro/Praça Lafayette: Neste bairro temos a Casa Branca, os Arquivos Nacionais, o edifício do FBI J. Edgar Hoover, o Teatro Ford’s, o Museu Mint dos Estados Unidos, Chinatown, o Parque Lafayette, a Galeria Renwich, a Galeria de Retratos Nacionais e o Museu de Espionagem Internacional.  
  • Dupont Circle/Kalorama: Onde fica a Embaixada de Washington. Aqui, as ruas são cheias de livrarias, restaurantes, galerias de arte, museus, casas noturnas, bares e cinemas.
  • Foggy Bottom: Centro industrial. Lá fica o Centro KennedyDepartamento do EstadoUniversidade George Washington, o Complexo Watergate, etc.
  • Georgetown: Lá fica a Universidade Georgetown, bem famosa nos EUA. Neste bairro ficam hotéis de luxo, boutiques, restaurantes e bases.
  • Glover Park: Residencial, próxima da Universidade Americana.
  • The Mall: Só o nome já me chamou atenção, a descrição mais ainda. Fica entre as avenidas Constitution e Independence, se estendendo do Capitólio até o Memorial Lincoln (ao lado). Lá fica a Instituição Smithsonian (museus, veja) e diversas outras atrações. É um complexo de 16 museus (+ 98 museus afiliados e 7 centros de pesquisa) com exposições abrangendo os mais diversos assuntos. Encontramos o famoso Museu Nacional de História Natural (National Museum of Natural History) que é um dos museus mais famosos do complexo e conta com 200 cientistas. Quero muito ver o Hope Diamond e as cabeças da Ilha de Páscoa (moais).
  • Upper Northwest/Woodley Park: Neste bairro encontramos restaurantes, lojas de antiguidades, o Marriott, o Zoológico Nacional (National Zoological Park) e o Parque Rock Creek (Rock Creek Park).  O parque conta com o “Nature Center & Planetarium” com exibições contemplando a fauna, flora e história local e também conta com duas trilhas ecológicas. Durante o verão é possível pegar um calendário de eventos no “Carter Barron Amphitheater“. Por fim, ainda é possível observar o que restou dos fortes da Guerra Civil americana. O zoológico é considerando um dos melhores dos Estados Unidos, faz parte do Smithsonian e tem a ilustre presença dos pandas gigantes (quero muito ver). Já falei do meu amor por zoológicos aqui.

Uma coisa “estranha” em mim, ou talvez nem tanto, é que não tenho muita vontade de ver os locais tipicamente de turista como a Casa Branca e afins. Vamos ver chegando lá se a vontade surge. Mas a princípio já decidi meu itinerário para meus dias (ou dia, praticamente) em DC. No primeiro dia (depois de chegar do aeroporto e deixar a mala no albergue/hotel) vou para o Museu de História Natural e a noite para o tour pelos principais pontos turísticos. No dia seguinte, vou no zoológico e sigo para Baltimore. A princípio será isso…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s